RIVIERA MAYA (COZUMEL, AKUMAL, PLAYA DEL CARMEN, CANCUN E HOLBOX)

Um dos mais clássicos destinos de mergulho do mundo, Cozumel e Akumal estão localizados na Península de Yucatan, ao sul de Cancun, a poucas horas de vôo da Cidade do México.

Cozumel está localizado à praticamente duas horas do aeroporto de Cancun. Uma hora de carro até Playa del Carmen, e daí mais 40 minutos em uma balsa rápida, até o píer de Cozumel, que fica bem na entrada da cidade.

Este simpático centro, chamado San Miguel, tem diversos restaurantes e uma animada vida noturna - não deixe de ir ao Carlos´n Charlies e ao Señor Frogs, dois animados e típicos bares mexicanos, onde é possível encontrar bandos de americanos dançando e bebendo muita marguerita. E possui também uma hotelaria que vai desde simples pousadas e “hosterias”, passando por alguns ótimos dive resorts como o Hotel Cozumel e o Sunscape Sabor Cozumel (All Inclusive), aos mais luxuosos hotéis, como o Secrets (um dos nossos preferidos) e o Fiesta Americana Cozumel Reef.

Cozumel é conhecida por seus mergulhos de correnteza (drift dive), e todos os mergulhos são feitos na parte de “dentro”, no canal formado pela ilha e o continente. Do lado de “fora” o mar costuma bater muito e praticamente não existem condições para o mergulho. O movimento do mar neste canal forma uma correnteza que faz uma constante “lavagem” nos recifes, trazendo os nutrientes que suportam milhares de peixes exóticos, e por isso que se fala muito nos “drifts dives” de Cozumel, mergulhos em geral com uma leve correnteza (as vezes não tão leve assim). Muitas lagostas, cavalos marinhos, meros, tartarugas, barracudas, muitos peixes coloridos, e um peixe que dizem que só existe em Cozumel, o Toad Fish, fazem parte da exuberante vida marinha submersa.

Cozumel tem dezenas de famosos pontos de mergulho, como Palancar (que na verdade são divididos em três, Reef, Caves e Garden), Ponta Sur, Passo del Cedral, Santa Rosa e Columbia Reef. Os mergulhos vão bem tanto para iniciantes como para avançados, e os mergulhos noturnos são fantásticos e imperdíveis.

Akumal, que significa “lugar da tartaruga”, está um pouco mais ao sul de Playa del Carmen, já no continente. Os Maias acreditavam que estas piscinas de água fresca, os “cenotes”, eram um portal ao mundo espiritual abaixo da terra. Os cenotes são na verdade uns buracos onde a terra em cima de uma caverna desmoronou, e alagou.

A água dentro dos cenotes costuma ser tão limpa e pura que parece que as pessoas estão suspendidas no ar! Os cenotes variam muito em sua estrutura, cor, e em suas exóticas entradas através da selva. Algumas cavernas possuem câmaras incrivelmente grandes, enquanto outras têm salas menores com luzes conectadas em cascada com as aberturas no teto. Os mergulhos são muito bonitos, e o contraste da luz do dia entrando na caverna é algo indescritível. E logicamente não esquecer de boas lanternas e toda uma checagem de segurança.

Um bom controle da flutuabilidade e técnica de retroceder são importantes, apesar da única certificação necessária para fazer um “cavern dive” em algumas cavernas selecionadas seja ser um mergulhador avançado. Akumal vale tanto para um dia de opcional a partir de Cozumel, como para quem quer passar mais tempo ou mesmo fazer um check-out de caverna. Uma boa operadora para fazer estes mergulhos é a Aquatec (www.cenotes.com).

Holbox já fica ao norte de Cancun, e é uma pequena ilha de 42km de comprimento, separada do continente por uma “lagoa” mais rasa, o que traz muitos pelicanos, flamingos. Aqui o mais bacana é fazer um snorkel com os tubarões baleia, que aparecem nos meses de Junho a Agosto. Pequenos barcos partem reduzidos grupos por vez, e é um passeio que vale a pena fazer.

A melhor época para o mergulho: vai de Março à Agosto. De Setembro à Outubro é a temporada dos furacões no Caribe. Porém as condições são excelentes até Novembro. De Novembro à Março a temperatura cai, e o mar às vezes fica um pouco grosso.

Quando ir
Novembro a agosto são meses que rolam os mergulhos, porém de dezembro à março as temperaturas são mais baixas e o mar um pouco “grosso”.
Quando não ir
Meados de setembro a fim de outubro, pois é a época em que normalmente acontecem furacões.
O que poderei ver lá
Em Cozumel lindos recifes, cardumes, tartarugas e lagostas.
Em Playa Del Carmen, em frente a Ilha de Cozumel, tubarão touro e certos meses do ano.
Tubarão baleia em Holbox e os cenotes em Akumal.
Temperatura da água e do ar
Água de 24ºC a 29ºC podendo cair para 21ºC nos cenotes.
Ar de 17ºC a 32ºC.
Destaque
Cozumel - Barracuda Reef, com algumas correntes e sua magnífica vida marinha, que inclui as vezes martelos, tubarões galha preta, raias e, claro, barracudas, este é definitivamente um local de mergulho a não perder.
Playa del Carmem - Todos os anos durante os meses de inverno (Dez-Mar) quando a temperatura da água cai um pouco, entre 2 a 10 solitários “bull sharks”, ou tubarão touro, podem ser vistos na área de Playa del Carmen.
Akumal - Para quem não mergulhou em um cenote, talvez o “Dos Ojos” seja uma excelente experiência, mas região tem dezenas de cenotes maravilhosos além deste.
Holbox - Todos os anos, a maior concentração de tubarões baleia do mundo são encontradas na costa da Ilha de Holbox, no estado de Quintana Roo, no México de junho a meados de setembro.
Cancun - Desfrute de uma maravilhosa vida marinha envolvendo cada centímetro de cada uma das mais de 400 estátuas feitas especialmente para se tornar belos recifes de corais, de carros, pessoas, cães, cada estátua nos conta uma história.
Documentação
Passaporte válido e certificado (INTERNACIONAL) de vacina contra febre amarela.

PLANEJE SUA VIAGEM

Solicite um orçamento personalizado: